Dicas

Instalação

Instalação
Todos os veículos operam com uma bateria especificada. Procure instalar a bateria correta para cada veículo.
 
Instale somente baterias à plena capacidade de carga: densidade do eletrólito de 1,265 ± 0,005 g/ml e 12,60 a 12,70 Volts entre pólos-terminais em circuito aberto.
 
 
Assegure-se de que os cabos e terminais estão em bom estado de conservação e limpos, e que a correia do alternador está bem esticada. A bateria deverá ser firmemente fixada no local próprio para isso.
 
 
Verifique a polaridade dos cabos antes de fazer a ligação; se for invertida, danificará seriamente os componentes elétricos do veículo. Ligue por último o cabo da massa negativo (-).
 
Verifique se o regulador de voltagem do veículo está bem regulado. Isso se faz com um voltímetro de baixa leitura medindo diretamente sobre os pólos da bateria instalada e ligando o motor, que para baixa rotação deverá nos fornecer uma leitura mínima de 13,20V com os consumidores ligados e 14,5V máximo desligados. Estas são as regulagens normais de veículos de passeio nacionais. Se as leituras obtidas estiverem fora desses parâmetros, recomende ao proprietário do veículo procurar um bom eletricista para verificar a causa do problema.
 
 
No caso de baterias de baixa manutenção, recomende ao proprietário do veículo uma verificação periódica da bateria, principalmente em relação ao nível do eletrólito (a cada 3 a 6 meses, conforme a utilização do veículo). Sempre que necessário, este deverá ser completado, sem extravasar, com água destilada. Somente utilize solução em casos de perda do eletrólito por tombamento.
Voltar para as dicas