Dicas

Como Recarregar

Como Recarregar
Baterias de Baixa Manutenção
 
O sistema de carga lenta é o recomendado para recarga de baterias. A carga rápida causa danos à bateria e somente deverá ser utilizada em caso de real emergência.
 
 
Para a aplicação correta da carga lenta ou normal, recomenda-se densímetro de boa procedência, voltímetro de baixa leitura 0-20V e termômetro de vidro graduado de 0 a 100°C.
 
 
A corrente (Amperes) recomendada para o início da carga deverá ser 1/20 (5%) a 2/20 (10%) da capacidade nominal em Ah da bateria. Por exemplo: uma bateria com capacidade de 60Ah deve ser carregada com amperagem de 3A até 6A. 
OBS: limite a corrente máxima para nunca ultrapassar a temperatura de 60°C.
 
 
Siga sempre a recomendação do fabricante do carregador utilizado para o número máximo de baterias que o aparelho pode carregar de cada vez, e de preferência ligue as baterias pelo sistema em série.
 
 
Periodicamente revise se a saída do regulador de tensão do veículo está entre 13,8 e 14,8 Volts.
 
 
Baterias Livre de Manutenção - FREE
 
A corrente (Amperes) recomendada é de 10% da capacidade nominal em Ah da bateria. Para esta bateria não se pode ter alta emanação de gases, vazamentos de eletrólitos pelo respiro e a temperatura não pode exceder a 52°C. Se ocorrer qualquer dessas condições, a corrente de recarga deve ser reduzida ou temporariamente interrompida, para possibilitar o resfriamento da bateria. A temperatura da bateria pode ser estimada por toque da caixa.
 
 
Durante o processo de recarga não permita que a tensão exceda a 16 Volts;
 
Em intervalos de 1 hora durante a recarga incline ou agite levemente a bateria, para homogeneizar o eletrólito e verificar se a cor verde aparece;
 
 
A bateria estará suficientemente recarregada quando a cor verde for visível no hidrômetro (visor). E tensão 12,60V;
 
Não recarregue a bateria se o hidrômetro estiver claro ou amarelo. A bateria deve ser substituída depois de verificado o sistema elétrico do veículo.
Voltar para as dicas